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sábado, 14 de fevereiro de 2009

O adeus do símbolo...(ou um até já, esperemos)


O campeonato mundial de rallys (WRC – World Rally Championship), perdeu uma das suas grandes marcas. Após o abandono da Susuki, a Subaru anunciou no dia 16 de dezembro (de 2008) a suspensão do seu programa para o WRC. A SWRT (Subaru World Rally Team) foi uma das formações míticas (e históricas) que marcou presença no mundial de rallys nas últimas 2 décadas.



Tudo começou quando a STi (Subaru Tecnica Internacional), departamento da Subaru responsável pelas versões mais desportivas dos seus modelos, alia-se à preparadora Britânica Prodrive, formando assim a SWRT. No final da década de 80 esta iniciou a actividade no mundial de rallys com o modelo Legacy RS. Devido às dimensões que apresentava, este modelo não seria a base ideal para um projecto de rally, como seria demonstrado com o insucesso que apresentou nas provas que realizava. Este modelo seria retirado mais tarde.



Assim, no ano de 1993 a SWRT substituía o modelo Legacy pelo seu novo modelo Impreza. Face ao Legacy este novo modelo era de menores dimensões, sendo assim mais ágil. Um segundo lugar na prova de estreia do Impreza 555 (designação para o Impreza que realizava o mundial de rallys) deu bons indícios á SWRT sobre este modelo. Apostando em pilotos de renome e de jovens revelações, a SWRT viria a apresentar bons resultados ao longo dos anos.



Esses resultados viriam a culminar no ano de 1995 com a conquista do título de pilotos (através de Colin McRae) e de construtores. Apesar dos bons resultados que os pilotos continuaram a apresentar (nos anos seguintes), a SWRT não conseguiu fazer com que os seus pilotos atingissem mais títulos de campeões, mas conseguiu manter o título de melhor marca nos dois anos seguintes. A Subaru começava assim a gozar de uma enorme notoriedade no mercado de vendas devido à envolvência no mundial de rallys.




Face ás alterações que a FIA (Federação Internacional do Automóvel) introduziu no regulamento para o ano de 1997, a SWRT introduziu grandes mudanças no seu modelo. As alterações mais visíveis foram ao nível da carroçaria passando o modelo de 4 portas para uma versão de 2 portas, mas a maior mudança ficou reservada para a mecânica. O característico (e único) motor boxer (um 4 cilindros oposto) manteve-se mas houve outras mudanças que permitiram evoluir o Impreza. Assim, a Subaru foi a primeira marca a introduzir um WRC (World Rally Car) no mundial de rallys.




Após 4 anos a utilizar como base o Impreza de 2 portas, em 2001 a SWRT introduziu mais uma nova versão do Impreza. Esta alteração teve como principal objectivo dotar a nova versão com a carroçaria do modelo de produção passando de 2 portas para (novamente) 4 portas. Porém esta alteração foi somente “estética” pois a mecânica foi sendo sempre evoluída ao longo dos anos. Prova dessa evolução foi o título conquistado por Richard Burns (em 2001).





A Subaru continuou a desenvolver o seu modelo de rally. Em 2003 introduz mais uma renovação na carroçaria, fruto da política de marketing que visa promover o modelo de estrada. A cada ano que passa, a SWRT torna o Impreza WRC cada vez mais eficaz. Prova dessa eficácia, é o título conquistado por Petter Solberg no ano de 2003 (P. Solberg foi o último piloto a conquistar o título de campeão mundial de rallys antes de S. Loeb).
Porém não é só a SWRT que evoluí. A concorrência também progride muito na competividade e eficáfia dos seus modelos de rally ao longo dos anos. Assim, face a uma cada vez mais forte concorrência, a SWRT não consegue conquistar mais nenhum título. Os resultados são tão maus que o último rally ganho por um Subaru no mundial de rallys remonta ao ano de 2005 (rally da Inglaterra).






Em 2006 é introduzida mais uma renovação na carroçaria do Impreza. Mas a SWRT mal consegue sustentar-se face á cada vez mais forte concorrência. Os maus resultados contribuem para uma cada vez maior descrença na qualidade da formação da equipa e do carro.


Em 2008 surge um Impreza completamente novo. Com uma carroçaria de 5 portas e muitas novidades mecânicas, o Impreza WRC (2008) até conseguiu um 2º lugar no seu rally de estreia (rally da Grécia) mas não conseguiu atingir os patamares de performance que se esperava. O 5º lugar de Chris Atkinson no final do mundial (edição 2008) representa um pouco o que se tem passado com a SWRT nos últimos anos. Após a conquista do título de pilotos em 2003, a Subaru não conseguiu mais voltar á competividade que a caracterizou desde da década de 90.

Assim, após o fim do mundial de rallys de 2008, e tendo como base da sua decisão a crise económica que se vive pelo mundo (e os respectivos cortes nas despesas), a Subaru anunciou a suspensão do seu programa para o mundial de rallys.
Este anúncio não especificou se a marca Japonesa pretende regressar ao WRC num futuro próximo (2010 ou 2011), mas especula-se que com a alteração dos regulamentos da FIA para o campeonato mundial de rallys para os próximos anos, possa vir-se a assistir a um regresso da SWRT ao mundial de rallys.
Esta decisão de abandonar o WRC apanhou muitos fãs de surpresa pois, apesar de se saber que as coisas não corriam bem à Subaru, não se pensou que uma das marcas mais emblemáticas do mundial de rallys abandonasse este ao fim de (aprox.) 20 anos.

A nível pessoal, acho que este abandono talvez deveria ser feito antes de 2008. Além do novo carro não representar a verdadeira essência do modelo Impreza original (4 ou 2 portas e bastante agressividade visual e mecânica ainda mais), essência essa responsável pela notoriedade da Subaru junto do público, a armada Citröen-Ford tem provado que o seu produto para o WRC tem sido bastante superior. Talvez a SWRT devesse fazer o que a Citröen Sport fez em 2006: retirar-se do mundial por um período de tempo que permitisse construir um modelo totalmente novo, capaz de empregar toda a eficiência e eficácia (de topo) necessária para fazer frente á concorrência. Assim, este anúncio de deixar o mundial devido á crise talvez teria-se evitado e, mesmo que regressasse somente aquando da alteração dos regulamentos (2010 ou 2011), haveria tempo (e dinheiro talvez...) para gastar num novo projecto, quem sabe mais competitivo até. Teria-se poupado mais e criado um produto melhor que a versão 2008, um produto que demonstrasse um verdadeiro Impreza (com base na carroçaria da versão 2007 ou similar) e não apenas uma “amostra” do que é possível fazer com um hatchback Japonês. Como grande fã da Subaru e dos vários Imprezas WRC's que existiram, acho que os maus resultados dos últimos anos e a versão 2008 levou a este triste anúncio.
Porém, espero que a SWRT possa ultrapassar esta difícil fase e regressar ao WRC.

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